segunda-feira, 18 de março de 2013

Uso de bikes ganha incentivo do Estado.

Para estimular o uso da bicicleta como veículo de transporte diário, o governo de Pernambuco anunciou que, quando o projeto de compartilhamento de bikes virar realidade na Região Metropolitana do Recife, os usuários do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), cartão utilizado para pagamento das passagens nos ônibus e metrô, terão praticamente uma gratuidade no serviço. O valor da mensalidade, hoje de R$ 10, valerá por 12 meses. O anúncio foi feito durante a largada de dois projetos voltados para o uso de bikes, um sobre a malha cicloviária e o outro sobre a licitação para escolha da empresa que executará o serviço de compartilhamento de 700 bicicletas no Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes neste domingo.
 Os dois projetos já tinham sido anunciados pelo governo do Estado e neste domingo começaram, de fato, a sair do papel. "Pernambuco será o primeiro Estado onde os usuários do transporte público terão o direito de usar gratuitamente esse serviço de aluguel de bicicletas. Queremos estimular a integração, fazendo com que o trabalhador intercale a bicicleta com o ônibus e o metrô, afirmou o governador Eduardo Campos. Pela proposta, o cadastro e o pagamento de quem usa o VEM será feito da mesma forma que os outros, online e com cartão de crédito. Para manter o serviço, vão ser instaladas 70 novas estações, cada uma com dez bicicletas.

Já o Plano Diretor Cicloviário (PDC) deve ficar pronto em oito meses e vai nortear as políticas públicas de infraestrutura cicloviária, possibilitando traçar diretrizes que reordenem o trânsito para que motoristas e ciclistas dividam o espaço de forma pacífica e de respeito mútuo. O investimento do PDC será de R$ 630 mil. As ações fazem parte do Pedala PE, programa lançado em 2012 e que prevê iniciativas de mobilidade com uso de bicicletas. Um passeio ciclístico foi realizado nesta manhã para comemorar as iniciativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário